O Hotel Casa Melo Alvim, localizado em pleno centro histórico de Viana do Castelo, é o solar urbano mais antigo da cidade, tendo sido construído no estilo manuelino em 1509. Restaurado com fidelidade total ao estilo, esta casa senhorial transformou-se num confortável e acolhedor hotel. Casa Melo Alvim House
Daniela Ribeiro
Director Residente
daniela.ribeiro@unlockhotels.com
Entrada: 15:00 - 00:00
Saída: 07:00 - 12:00
Politica Cancelamento e Alterações
Cancelamentos e alterações são gratuitos até 18:00 (GMT) do 3º dia anterior ao dia da data de chegada. Em caso de não comparência, a totalidade da estadia será cobrada.
Politica de Crianças
Crianças até 4 anos estadia grátis desde que partilhando quarto com um adulto. Dos 5 aos 12 será cobrado € 30/noite. Camas extras estão sujeitas a disponibilidade.
Política de animais de estimação
Um animal de estimação até 20 kg é permitido por quarto. Uma taxa de 20 € por noite será cobrada.
O que dizem os hóspedes
Um hotel encantador, staff e localização perfeitos!
Dormir aqui, comer aqui, beber aqui!
Numa bela cidade, um solar de luxo!
Um tesouro escondido que vale a pena descobrir.
O Hotel Casa Melo Alvim, localizado em pleno centro histórico de Viana do Castelo, é o solar urbano mais antigo da cidade, tendo sido construído ao estilo manuelino em 1509, tendo recentemente convertido o lobby principal numa das maiores montras nacionais de filigranas, com mais de 100 peças expostas ao longo de todo o ano. Restaurado com fidelidade, esta casa senhorial transformou-se num confortável e acolhedor hotel. O hotel dispõe de um total de 20 quartos e suites, onde a riqueza arquitectónica, histórica e cultural originária foi criteriosamente preservada no processo de restauro e adaptação da casa e onde, igualmente, se realçaram pormenores e criaram ambientes, com o fim de levar o hóspede a percorrer distintos períodos da história da arquitectura portuguesa: o Manuelino, o estilo “Chão”, o Barroco e o Romântico. A recuperação da casa não impossibilitou a criação de soluções totalmente pensadas para proporcionar um serviço de alta qualidade aos hóspedes, respeitando a casa e o seu passado. O acolhimento dos clientes, no “Átrio Francisco Melo Alvim” dá início a uma estadia num ambiente acolhedor, cujo acesso aos andares se faz através de uma escada barroca, abalaustrada que conduz também à Biblioteca.
“A preservação do património é um dever."
EVENTOS
A Casa Melo Alvim dispõe de espaços privilegiados para a organização de eventos personalizados nos jardins do hotel ou em salas privadas com acesso directo da rua.
Casamentos, Batizados, Comunhões, Aniversários, Reuniões de Empresas, Jantares Temáticos, Jantares Degustação, Porto / Verdes de Honra, Coffee-Breaks e Exposições, são alguns exemplos desses mesmos eventos. A equipa de catering é profissional e sempre atenta às necessidades e desejos dos clientes.
O espaço fala por si: um hotel temático e de charme, localizado em pleno centro histórico da cidade, onde a atenção ao pormenor se evidencia, sempre, nos ambientes do hotel. Sinta-se especial neste solar do século XVI!
QUARTOS
Com a particularidade de todos os quartos serem diferentes e retratarem parte da história de Portugal ao longo da centenas de anos de história, cada quarto foi decorado individualmente em estilos tradicionais Portugueses dos séculos XVII e XVIII, do Neoclássico ao Rústico Português, passando pelo Barroco. Aqui encontrarão mobiliário de cada época, utilizando madeiras e materiais nobres e exóticos que proporcionam um ambiente confortável, cómodo e requintado.
INSTALAÇÕES
Bar Jardim - 95,40 m2
Jardim exterior com piscina - 280,00 m2
Sala Conde de Camarido - 106,20 m2
Capacidade: 80 pax em mesas redondas
Sala da Carreira - 75,65 m2
Capacidade: 70 pax em plateia
Sala dos Crúzios - 63,90 m2
Capacidade: 70 pax em plateia
PEQUENO-ALMOÇO
Todos os dias entre as 7h30 e as 11h00, na sala de pequenos almoços, é servido o pequeno-almoço buffet incluindo pratos quentes, produtos dietéticos e iguarias típicas de Portugal e da região.
TEMA
A filigrana, como o próprio nome indica, é feita com finíssimos fios. A técnica, transmitida de geração em geração, permite que estes fios em ouro ou prata, com a espessura de um fino fio de cabelo, sejam soldados uns aos outros sem que se deformem nesta minuciosa operação. As peças são todas feitas à mão, num trabalho combinado entre as mulheres “filigraneiras” ou “enchedeiras”, e as oficinas. Esta técnica teve origem nos contactos com os Fenícios, tendo-a os artífices portugueses levado a uma rara perfeição. A arte da filigrana, de formas predominantemente barrocas, desenvolveu-se no século XIX, particularmente no Minho (norte de Portugal). A Casa Melo Alvim faz um dos maiores tributos às filigranas, apresentando uma vasta colecção comercial, espalhada em vários espaços e que permite viver a arte manual da criação desta peças únicas, acompanhadas por uma explicação detalhada.
BAR
A Casa Melo Alvim tem à disposição um bar com serviço de cafetaria entre as 10h e as 24h, com música ambiente que se prolonga pelo jardim relvado e onde não falta a meio da tarde o chá das cinco com bolos preparados exclusivamente na cozinha do hotel e uma selecção de aromáticos chás.
RESTAURANTE
Com um menu da autoria da Chef Mariana Parra em que a tradição se mistura com modernidade, no restaurante Porta 93@Melo Alvim poderá desfrutar de uma refeição única num espaço que respira história.
Ver aqui para mais detalhes.